Planejamento 2023 para MEI e Simples Nacional: não perca os prazos.

Ilustração do Artigo: Planejamento 2023 para MEI e Simples Nacional: não perca os prazos.
Contabilidade

Saiba mais sobre a importância do planejamento para MEI e Simples Nacional.

O início de todo ano é repleto de prazos e entregas de documentos importantes para todos que possuem um CNPJ. Em 2023 essa situação não é diferente: são muitas as responsabilidades que devem ser cumpridas de acordo com a legislação brasileira.

Como já sabemos, o planejamento financeiro é imprescindível para que a empresa tenha sucesso ao longo do ano, evitando diversos prejuízos. Mas também é fundamental se atentar aos prazos estipulados pelo governo para as mudanças no CNPJ e para as entregas de declarações anuais.

Para entender melhor esse tema, no post de hoje vamos abordar as principais datas importantes de 2023 para os microempreendedores individuais (MEIs) e adotantes do regime Simples Nacional. Dessa forma, você evita perder os prazos e fica em dia com as regulamentações, combinado?!

Planejamento de 2023: o que é importante saber?

O controle das finanças e das obrigações fiscais é uma preocupação constante dos proprietários de uma empresa. Isso porque esses requisitos impactam fortemente a saúde financeira, modulando o destino da empresa.

Conforme o portal Sebrae aponta, os principais e os mais básicos fatores de planejamento de uma empresa são:

  • Registro de todas as entradas e saídas, pois isso facilita até as entregas de declarações anuais;
  • Não misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa;
  • Manter os pagamentos sempre em dia, evitando juros;
  • E ter um excelente controle de fluxo de caixa por meio dos registros mensais.

Esses requisitos oferecem um excelente planejamento empresarial e previne situações que podem prejudicar o caixa e o desenvolvimento do seu negócio. Mas só eles não são o suficiente para manter o seu CNPJ em dia.

Por exemplo, a negligência do pagamento de tributos pode ocasionar um CNPJ inapto para o seu negócio, barrando o seu direito de comercializar os seus produtos ou serviços. Para que isso não ocorra, é fundamental entender quais são os impostos e tributos que devem ser pagos mensalmente e, se necessário, obter a ajuda de um escritório de contabilidade para regularizar essa situação na sua empresa.

Além disso, todo início de ano o governo divulga as datas para entregar as declarações de faturamentos anuais e as datas para a mudança de regime tributário. Vamos entender os prazos de 2023 e deixar o seu negócio em dia.

Conheça as datas importantes para MEI e Simples Nacional em 2023

De acordo com o portal G1, os microempreendedores (MEIs) e as pequenas e médias empresas cadastradas no Simples Nacional precisam cumprir obrigações e efetuar o pagamento de taxas todo ano.

Vamos conhecer as datas mais importantes para 2023.

Até 31 de Janeiro de 2023:

Este é o prazo final para os empreendedores que desejam aderir ao regime tributário Simples Nacional pela primeira vez. Se essa mudança não for efetuada até o dia previsto, o empreendedor só poderá realizar novamente essa mudança no início de 2024. Por isso, atenção!

Até o dia 31 de janeiro também é o prazo para os que aderiram ao Simples Nacional regularizar as suas dívidas. Já àqueles que foram excluídos deste regime podem regularizar suas pendências e aderir novamente ao Simples Nacional até esta data.

Até 31 de Março de 2023:

A prestação de contas das empresas do Simples Nacional têm até esse dia para serem enviadas, também conhecida como Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS).

Até 31 de Maio de 2023:

Essa data é para os microempreendedores entregarem a sua Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2022.

Lembrando que, durante todos os meses de 2023, os microempreendedores e as pequenas e médias empresas devem pagar mensalmente o boleto vinculado ao Simples Nacional, com vencimento todo dia 20 e, quando cair em feriados ou finais de semana, o vencimento será no primeiro dia útil subsequente (fonte: Jornal Contábil).

Como foi visto, apesar do Simples Nacional ter surgido com o intuito de simplificar aspectos burocráticos e fiscais para algumas empresas, há diversos pontos que precisam ser cumpridos e dentro dos prazos estipulados. Portanto, tenha todas as suas obrigações em dia e evite restrições e multas no seu CNPJ. Excelente 2023 para todos os empreendedores e bons negócios!

A importância de escolher uma empresa contábil de confiança: Hubs Contabilidade

Manter em dia as obrigações fiscais de uma empresa pode se tornar algo complexo se você não puder contar com um time especializado e experiente nos mais diversos tipos de atividades econômicas.

A Hubs Contabilidade oferece soluções eficientes através das melhores práticas financeiras e administrativas, tanto para MEI, microempresa, pequena e média empresa.

Entre agora mesmo em contato e descubra a solução contábil ideal para a sua empresa!

Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 08/02/2023

Artigos relacionados

Ilustração do Artigo: Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!
Contabilidade
Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!

Entenda como nossa expertise e orientação estratégica, transformam obstáculos em oportunidades de crescimento.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
15/04/2024
Ilustração do Artigo: Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?
Contabilidade
Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?

Entenda sobre a parceria estratégica que pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
08/04/2024
Ilustração do Artigo: Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.
Empreendedorismo
Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.

Saiba como manter sua empresa regularizada, garantindo o seu funcionamento e evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
25/03/2024