Vale a pena abrir empresa para atuar no mercado digital?

Ilustração do Artigo: Vale a pena abrir empresa para atuar no mercado digital?
Empreendedorismo

Entenda um panorama sobre o mercado digital e se ainda vale a pena atuar nele.

O mercado digital apresenta uma série de oportunidades para empreendedores que desejam abrir suas empresas. Com o crescimento exponencial da internet e do uso de dispositivos eletrônicos, cada vez mais pessoas estão conectadas e realizando transações online.

Isso cria um ambiente favorável para negócios que atuam nesse meio e também para aqueles quem desejam abrir ou migrar a sua empresa para o digital.

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje abordaremos se realmente vale a pena abrir uma empresa para atuar no mercado digital!

Panorama geral do mercado digital

Conforme orienta o portal Edrone, o e-commerce já era um mercado em expansão antes mesmo da pandemia, mas ganhou ainda mais força após o lock down. De acordo com um levantamento NielsenlQEbit, em 2022 houve um aumento de 24% no número de consumidores em e-commerce.

Nesse cenário, muitas novas empresas surgiram no digital, aproveitando as oportunidades que este mercado tem proporcionado para elas.

Uma pesquisa internacional da Insider Intelligence, divulgou, também em 2022, que o Brasil estava entre os 10 países com maior expectativa de crescimento no e-commerce.

Diante do crescimento contínuo do e-commerce, é compreensível o surgimento de novas empresas nesse setor. Além da abertura de negócios de comércio eletrônico, há também um aumento significativo de agências de marketing que se especializam em serviços voltados para esse mercado.

Dessa forma, é possível compreender que o mercado digital está tomando proporções cada vez maiores, tornando-se um grande gerador de oportunidades.

Quais são as vantagens de abrir uma empresa no mercado digital?

Abrir uma empresa no mercado digital traz consigo uma série de vantagens que têm atraído empreendedores de diferentes setores.

Empreender no digital envolve a criação e implementação de modelos de negócios que fornecem produtos ou serviços através da internet. Essa iniciativa visa aproveitar as vantagens e oportunidades oferecidas pelo ambiente digital para atender às demandas do público e obter sucesso no mercado online.

Segundo o portal Sebrae, os principais benefícios para abrir uma empresa no digital são:

01. Baixo custo inicial

Uma das principais vantagens é a redução dos custos iniciais em comparação com um negócio físico. Não há necessidade de investir em aluguel de espaço físico, mobiliário ou estoque excessivo.

Abrir um CNPJ para trabalhar no mercado digital é uma das melhores opções para quem busca um baixo investimento inicial, além de pagar menos impostos do que uma pessoa física.

02. Maior alcance

Ao atuar no mercado digital, a empresa não fica limitada apenas a uma área geográfica específica. Através da internet, é possível alcançar potenciais clientes em todo o mundo, ampliando significativamente o público-alvo e aumentado a receita anual da organização.

03. Otimização do negócio

É interessante integrar o seu negócio às ferramentas disponíveis que facilitarão as suas operações empresariais, melhorando o desempenho de vendas.

Além disso, também é possível otimizar a gestão administrativa com ferramentas digitais que melhoram o fluxo de trabalho e permitem que o empreendedor foque nas principais atividades da empresa.

Perspectiva contábil sobre abrir uma empresa no mercado digital

Abrir uma empresa no mercado digital implica em considerações contábeis específicas que devem ser levadas em conta. Do ponto de vista contábil, existem diversos fatores relevantes ao empreender nesse ambiente.

A abertura de um CNPJ no mercado digital é extremamente vantajosa quando olhamos para o valor de impostos pagos. Por exemplo, uma pessoa física pagaria cerca de 27,5% de imposto de renda, além de 20% de INSS até o teto de R$7.087,22.

Enquanto que um CNPJ cadastrado no Simples Nacional pagaria a partir de 6% de imposto e apenas 11% de INSS sobre um salário mínimo vigente.

Essa economia no pagamento de tributos é excelente para que o empreendedor possa:

  • Reduzir seus custos;
  • Reinvestir na sua empresa;
  • Aumentar o fluxo de caixa;
  • E conseguir melhores negociações com os fornecedores.

Também é fundamental estabelecer um sistema contábil eficiente para registrar todas as transações financeiras da empresa. Isso inclui a criação de contas adequadas para receitas, despesas e investimentos, permitindo uma análise precisa da saúde financeira do negócio.

Levando em conta todo o panorama sobre o mercado digital, é extremamente benéfico tornar-se uma pessoa jurídica para atuar nesse mercado com alto desempenho, ao mesmo tempo que sua empresa garante redução de custos e de burocracias.

Portanto, vale a pena sim abrir uma empresa para atuar no mercado digital. Para isso, conte com profissionais qualificados que fornecerão muita facilidade e segurança fiscal para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre abrir uma empresa no digital? A Hubs Contabilidade oferece soluções eficientes através das melhores práticas financeiras e administrativas, tanto para microempresa, pequena, média empresa, pró-labore e para startups. Entre agora mesmo em contato e abra o seu CNPJ de forma ágil.

Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 10/07/2023

Artigos relacionados

Ilustração do Artigo: Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!
Contabilidade
Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!

Entenda como nossa expertise e orientação estratégica, transformam obstáculos em oportunidades de crescimento.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
15/04/2024
Ilustração do Artigo: Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?
Contabilidade
Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?

Entenda sobre a parceria estratégica que pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
08/04/2024
Ilustração do Artigo: Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.
Empreendedorismo
Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.

Saiba como manter sua empresa regularizada, garantindo o seu funcionamento e evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
25/03/2024