Gestão orçamentária: o guia definitivo para empresários

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Finanças

Entenda o que é gestão orçamentária.

A gestão orçamentária tem o objetivo de analisar, monitorar e planejar os resultados financeiros de uma empresa. É um tipo de controle que busca esclarecer a real situação de um negócio e traçar um planejamento para orientar as tomadas de decisões. Ela é responsável pela administração dos resultados financeiros de uma organização.

Afinal, você tem planos futuros para a sua empresa? Tem metas de faturamento, custos e lucros? Você precisa contratar pessoas? São essas perguntas que uma boa gestão orçamentária vai esclarecer.

Administrar um negócio sem conhecer sua realidade financeira é um grande risco para a manutenção e crescimento da sua empresa.

Quando não tem uma gestão de custos eficaz, a empresa pode ser prejudicada com as margens de lucro, volume de vendas ou o andamento geral do negócio. Assim, uma gestão eficiente vai permitir que sua empresa seja gerida com mais precisão e cautela.

Neste post nós vamos te mostrar como fazer uma boa gestão orçamentária para que seu negócio seja bem-sucedido.

Gestão orçamentária: Entenda como funciona

O processo básico de uma gestão orçamentária envolve listar todos os custos fixos e variáveis ​​de sua empresa e deve ser baseada no planejamento orçamentário. Por isso, o ideal é que esse controle seja feito todo mês.

Vamos conhecer os principais controles que não podem faltar na gestão orçamentária do seu negócio.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa.

Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período. (Fonte: Caixa Econômica Federal).

Orçamento mensal

Essa é a previsão de todas as entradas e saídas do mês. Conforme pontua o Serasa Experian, trata-se de um planejamento e controle dos gastos para entender como a empresa lida com o as finanças mensalmente.

Orçamento anual

O orçamento anual é a junção dos gastos e ganhos mensais. Com esse planejamento é possível entender a situação financeira atual, mostrando todas as rendas e despesas ao longo dos meses. Ele é mais complexo e em algumas situações em custos relacionados ao ano anterior que ainda não foram quitados.

Como implementar uma gestão orçamentária eficiente?

A gestão orçamentária vai garantir a exatidão das informações financeiras da sua empresa, especialmente em relação aos ganhos e gastos.

Esse tipo de gestão não pode ser associado apenas a fazer o orçamento periódico do negócio. Ou seja, existe uma série de etapas que são importantes para implementá-la de maneira eficiente.

Analisar as contas a pagar e a receber

As análises dos orçamentos mensais e anuais são importantes para definir os aspectos do planejamento. Essa é uma parte fundamental para uma boa gestão orçamentária.

Ter uma projeção de faturamento

A projeção financeira de faturamento permite uma visão antecipada e real do seu negócio, possibilita uma gestão mais segura e eficaz, ajuda a reduzir perdas financeiras e a aumentar a produtividade da empresa (fonte: Sebrae).

Trabalhar com orçamentos

O orçamento mensal e anual faz parte da estrutura de uma gestão. Para que a gestão seja colocada em prática, é preciso trabalhá-los verificando todos os aspectos relacionados aos gastos, lucros, médias de venda, dentre outros aspectos.

Monitorar os resultados

Após definir o planejamento orçamentário, e este for implementado na gestão orçamentária, é importante avaliar todos os resultados obtidos nos médio e longo prazos.

Vamos ver alguns indicadores que são importantes para que consiga mensurar os resultados

  • EBITDA: é um indicador voltado ao lucro operacional esperado. Para conseguir o seu resultado, é preciso avaliar as despesas do negócio. O objetivo é verificar como os gastos estão influenciando o lucro;

  • Margem de lucro: voltado à lucratividade, porém, é bem mais direcionado às receitas. Ele mostra o percentual de lucro da empresa e ajuda a entender o quanto realmente ela está ganhando;

  • Ponto de equilíbrio: neste caso, representa o quanto o negócio precisa arrecadar para que suas receitas cubram os custos, sendo um indicador importante para analisar quais cortes no orçamento não afetarão o saldo saudável do fluxo de caixa.

Se você possui um negócio, é imprescindível que faça a gestão orçamentária de maneira correta e eficiente. A gestão orçamentária desempenha um papel importante na definição de planos e metas, na previsão de cenários possíveis para o futuro do negócio e no acompanhamento dos resultados.

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Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 15/02/2023

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