Contabilidade para startups: desafios para negócios em seu estágio inicial

Ilustração do Artigo: Contabilidade para startups: desafios para negócios em seu estágio inicial
Contabilidade

Entenda o que é Early Stage e os principais desafios contábeis neste estágio.

Ser uma startup em estágio inicial é um grande desafio. De acordo com o Portal Startse, independentemente da economia, as startups precisam conviver com escassez, mudanças de rumo repentinas, dificuldade para conquistar clientes, falta de reputação, mercados despreparados para a solução e até pouca atratividade para contratar talentos.

Ou seja, há inúmeros desafios encontrados no Early Stage, que é o estágio inicial de uma empresa. Apesar de desafiadora, essa etapa é fundamental para o alinhamento entre o problema, a solução e o mercado. Por isso, é necessário estar atento aos desafios e traçar estratégias que visem superá-los. E isso inclui ter uma gestão contábil eficiente.

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje falaremos sobre os principais desafios contábeis para startups em seu estágio inicial.

Early stage Startups: o que é?

O Early Stage, traduzido do inglês para estágio inicial, significa de fato o estágio inicial de uma startup. No entanto, essa fase representa a segunda etapa de crescimento deste tipo de negócio.

Neste estágio, estão incluídos diversos processos, como por exemplo: desenvolvimento de MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) e entrada em um programa captação dos primeiros recursos.

Uma startup na fase de Early Stage tem como principal objetivo o crescimento exponencial. Nessa fase, a empresa está em busca do alinhamento entre solução e mercado e o encaixe entre problema e solução.

Além disso, nessa etapa, é comum que os empreendedores contem com os chamados investidores FFFs (Family, Friends and Fools), que são uma espécie de “investidores-anjo” ou de incubadoras aceleradoras até que seja iniciada a operação e a empresa se transforme em um negócio efetivamente.

Desafios encontrados pelas startups em seu estágio inicial

Os desafios encontrados pelas startups são vários. No entanto, é importante compreender quais são seus riscos para traçar estratégias para superar essa fase inicial. Dentre os principais desafios, têm-se:

Recursos

Não é tarefa fácil encontrar investidores que acreditem no seu projeto e estejam dispostos a cooperar com a sua ideia. No entanto, a captação de recursos faz-se essencial para a estruturação empresarial.

Por isso, é importante buscar o preparo necessário para convencer os investidores que vale a pena investir no seu negócio.

Fase de estruturação da empresa

Nessa fase inicial, um dos principais desafios é fazer escolhas que, em sua maioria, sejam positivas, isso inclui na escolha das equipes e uma estrutura que garanta o crescimento exponencial.

Nesse contexto, temos o capital de giro como um dos principais desafios em qualquer projeto de investimento.

Desafios contábeis para startups: quais são os principais?

Para além destes desafios, há questões financeiras e contábeis que, muitas vezes, acabam sendo totalmente descuidadas nesta fase inicial da startup.

De acordo com o portal SC Inova, esses principais desafios contábeis são:

  • Remuneração de sócios: É comum cometer erros ao remunerar os sócios após receber investimento. A remuneração correta pode ser feita através do pró-labore (com encargos de INSS e IR) ou da distribuição de lucros. Se a startup não possui lucro, a remuneração deve ser registrada como pró-labore. É importante receber orientação adequada para evitar problemas contábeis e dificuldades na captação de novos investimentos;
  • Lançamento do investimento anjo como empréstimo: É um erro comum lançar o investimento anjo junto com outros empréstimos, o que dificulta a análise do balancete. É fundamental separar o investimento anjo em contas separadas, para análises de valuation e capitalização futura;
  • Saldo de caixa: Muitas vezes o saldo de caixa está superavaliado devido a saques não identificados, pagamentos sem respaldo legal ou integralização de capital que não reflete a realidade. É sugerido tratar corretamente essa rubrica, espelhando o saldo de caixa real da empresa;
  • Regime de caixa (entradas e saídas): O uso incorreto do regime de caixa na contabilidade pode distorcer o resultado da startup, prejudicando a compreensão correta do desempenho financeiro. Além de não ter embasamento legal, isso gera problemas gerenciais e de planejamento tributário, afetando negociações comerciais.

Gostou de saber mais sobre os desafios contábeis para startups em seu estágio inicial? A Hubs Contabilidade oferece soluções eficientes através das melhores práticas financeiras e administrativas, tanto para microempresa, pequena, média empresa, pró-labore e para startups. Entre agora mesmo em contato e descubra a solução contábil ideal para a sua startup!

Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 26/06/2023

Artigos relacionados

Ilustração do Artigo: Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!
Contabilidade
Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!

Entenda como nossa expertise e orientação estratégica, transformam obstáculos em oportunidades de crescimento.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
15/04/2024
Ilustração do Artigo: Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?
Contabilidade
Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?

Entenda sobre a parceria estratégica que pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
08/04/2024
Ilustração do Artigo: Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.
Empreendedorismo
Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.

Saiba como manter sua empresa regularizada, garantindo o seu funcionamento e evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
25/03/2024