Como negociar uma dívida no CNPJ?

Ilustração do Artigo: Como negociar uma dívida no CNPJ?
Finanças

Saiba como negociar uma dívida no CNPJ sem afetar o desempenho da sua empresa.

Uma empresa que enfrenta dificuldades financeiras, acumulando dívidas em seu CNPJ, precisa de estratégias eficazes de negociação para resolver essa situação e restabelecer a saúde da organização.

Manter uma relação positiva com os credores também é fundamental, influenciando significativamente o desempenho empresarial e melhorando as chances de negociações bem-sucedidas, garantindo benefícios para ambas as partes.

Para entender mais sobre este tema, no artigo de hoje contextualizaremos como uma dívida pode impactar o CNPJ de uma organização e abordaremos maneiras de negociá-las para que o desempenho da empresa não seja afetado.

O que é ter uma dívida no CNPJ?

Como o próprio nome já revela, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número que registra uma determinada empresa, também conhecida como pessoa jurídica. Em comparação, temos o CPF que é o número de registro de uma pessoa física.

Ao consultar um CNPJ, é possível descobrir todas as dívidas e pendências que estão vinculadas a ele. Vale salientar que essa consulta pode ser feita de forma online e gratuita com ou sem auxílio de um profissional contábil.

Dessa forma, um CNPJ com dívida significa que há pendências financeiras no nome da empresa decorrentes de:

  • Compras realizadas pela empresa;
  • Empréstimos;
  • E outras contas não quitadas.

Conforme orienta o portal Serasa Experian, é preciso consultar a situação financeira do CNPJ constantemente afim de manter uma transparência de informações, prevenindo irregularidades fiscais.

Compreendendo as consequências de dívidas no CNPJ

Acumular dívidas no CNPJ resulta em consequências negativas para a empresa, trazendo dificuldades financeiras que podem colocar em risco a própria manutenção do empreendimento.

De acordo com o portal do banco Santander, as principais consequências de ter dívidas no CNPJ são:

Reputação empresarial comprometida

Ter dívidas registradas no CNPJ pode afetar a reputação e a credibilidade da empresa, dificultando a obtenção de crédito e o estabelecimento de parcerias comerciais, pois muitas companhias possuem como política comercial a não negociação com empresas endividadas.

Isso é explicado de forma simples: uma organização inadimplente pode ter dificuldades em honrar suas parcerias comerciais devido à sua situação, tornando-se um risco para a empresa contratante.

Restrição de crédito e empréstimos muito mais caros

Outra consequência importante é o comprometimento da capacidade de investimento e crescimento da empresa devido à restrição de crédito e acesso apenas a empréstimos muito mais caros.

A maioria das instituições financeiras restringem o acesso à crédito para empresas negativadas em razão do risco que o CNPJ apresenta. Mas existem algumas instituições financeiras que emprestam dinheiro, porém as taxas são bem altas, dificultando o reestabelecimento de uma saúde financeira estável para o CNPJ.

Ações judiciais

O CNPJ com dívidas pode enfrentar processos judiciais para o pagamento delas, acarretando ainda mais em despesas, como a contratação de um advogado e todos os custos do processo.

Além disso, as dívidas no CNPJ podem gerar algumas restrições legais. Alguns exemplos: a inclusão no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público (CADIN) e o impedimento de participação em licitações públicas.

Como negociar uma dívida no CNPJ?

Uma empresa com dívidas não é sinônimo de uma empresa falida. É essencial tomar medidas preventivas para que a inadimplência financeira não aconteça, mas quando o CNPJ possui algum tipo de pendência, o caminho é apenas um: negociar as dívidas.

O portal Cora informa que o primeiro passo é realizar um levantamento sobre todas as dívidas da empresa, pesquisando o CNPJ em bancos de dados e entidades como o CADIN e a Receita Federal.

O segundo passo é entrar em contato com as instituições credoras e entender as melhores opções de acordo com aquelas que estão disponíveis para o CNPJ. Nessa etapa, é interessante aproveitar os feirões de renegociação que acontecem periodicamente, como o Serasa Experian, para aproveitar descontos ainda maiores na quitação de dívidas.

Após avaliar todos os acordos e descontos, é hora de analisar a capacidade de pagamento da empresa sem prejudicar o fluxo de caixa. Um orçamento empresarial é crucial, pois fornecerá informações precisas de quanto a companhia é capaz de se comprometer com pagamentos de dívidas.

Por fim, é preciso ter um plano de pagamento de dívidas, analisando quais devem ser pagas primeiro para não impactar negativamente o desempenho da empresa. E vale lembrar que evitar a formação de novas dívidas é fundamental para que a empresa reerga sua credibilidade e alcance novos patamares empresariais.

Portanto, negociar dívidas no CNPJ é a única opção para as empresas que desejam se manter em funcionamento e reconstruir a sua jornada empreendedora.

Gostou de saber mais sobre como negociar dívidas no CNPJ? A Hubs Contabilidade oferece soluções eficientes através das melhores práticas financeiras e administrativas, tanto para microempresa, pequena, média empresa, pró-labore e para startups. Entre agora mesmo em contato e evite irregularidades fiscais.

Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 24/07/2023

Artigos relacionados

Ilustração do Artigo: Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!
Contabilidade
Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!

Entenda como nossa expertise e orientação estratégica, transformam obstáculos em oportunidades de crescimento.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
15/04/2024
Ilustração do Artigo: Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?
Contabilidade
Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?

Entenda sobre a parceria estratégica que pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
08/04/2024
Ilustração do Artigo: Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.
Empreendedorismo
Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.

Saiba como manter sua empresa regularizada, garantindo o seu funcionamento e evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
25/03/2024