CNAE: o que é, como escolher e como alterar?

Ilustração do Artigo: CNAE: o que é, como escolher e como alterar?
CNAE

Entenda mais sobre o que é, como escolher ou alterar o CNAE da sua empresa.

Os impostos estão diretamente ligados ao desenvolvimento financeiro da sua empresa. Quando seu negócio tem uma cobrança de impostos e tributos divergentes do que deveria ser, sua companhia pode ter prejuízos financeiros.

A atividade que sua empresa exerce está vinculada aos impostos que deverão ser recolhidos. Por isso, é fundamental entender e registar corretamente no CNPJ qual função o seu negócio tem no dia a dia.

Por isso, para conhecer mais sobre este tema, no post de hoje vamos abordar o que é e como escolher o CNAE certa para a sua empresa e como alterar este código em casos de cadastros feitos de forma incorreta ou de mudança de atividade.

O que é CNAE?

O CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e toda empresa, pública ou privada, adota uma classificação.

O CNAE é um código que aponta qual a atividade que a empresa irá exercer e é formado por 7 dígitos numéricos. E cada sequência numérica dessa revela a informação da função da empresa.

O CNAE é utilizado no registro e cadastro municipal, estadual e federal do seu negócio, sendo que é possível ter mais de um CNAE na sua companhia, caso ela ofereça mais de um serviço ou produto.

Esta classificação é essencial para você ter um CNPJ. Além disso, é através do CNAE que também serão definidos quais os impostos e os tributos que sua empresa deverá recolher, pois eles variam de acordo com a atividade exercida pela organização.

Conforme orienta o portal da Nubank, o CNAE é especialmente importante para as empresas que se encaixam no regime Simples Nacional, pois é possível pagar menos tributos.

Só que, para isso, é fundamental escolher o código correto para a sua empresa. Caso isso não aconteça, pode ser que ela seja tributada mais do que deveria.

Como escolher o CNAE da sua empresa?

O CNAE deve constar exatamente a atividade realizada pela organização. Então, o primeiro passo é entender qual a função da sua empresa.

É possível encontrar o código que melhor descreve a atividade empresarial, mesmo se a empresa tiver mais de uma atividade, através de uma pesquisa por meio de palavras-chaves no site da CONCLA do IBGE.

Então, é preciso entender:

  • Sua empresa presta serviços ou vende mercadorias?
  • Quais serviços sua empresa presta?
  • Quais produtos ela comercializará?

Com as respostas dessas perguntas, você já consegue encontrar os melhores códigos para a função da sua organização.

Entretanto, vamos facilitar este processo para as empresas que se encaixam no regime Simples Nacional, como:

MEI – Microempreendedor Individual Para obter um CNPJ como microempreendedor individual, também é necessário definir o seu código de atuação. Mas é importante destacar que, para ser MEI, nem todas as atividades são permitidas. Por isso, é essencial se atentar a este detalhe.

Como MEI, você também pode ter mais de uma ocupação e também se enquadrar no Simples Nacional. Porém, ao definir o CNAE também será definido os impostos da atividade escolhida.

ME e EPPs – Microempresa e Empresa de Pequeno Porte As micro e pequenas empresas também estão envolvidas com o regime de imposto Simples Nacional.

Além de ter inúmeras opções de atividades empresariais para escolher, elas também apresentam possibilidade de um maior faturamento anual.

Portanto, o CNAE é o início do processo para obter um CNPJ de forma coerente com o que a sua empresa faz no dia a dia.

A escolha do CNAE é de extrema importância para o plano de negócio da sua empresa, pois o CNAE não é somente um código do exercício da companhia, mas é a forma como a sua empresa será tributada. E isso impacta diretamente no faturamento e desenvolvimento saudável do seu negócio.

CNAE incorreto: e agora?

Se a sua empresa foi cadastrada com o CNAE incorreto, ela poderá ser fiscalizada e multada, conforme orienta o portal Escola Contábil.

Como já vimos anteriormente, um CNAE errado pode até mesmo gerar uma cobrança de impostos a mais do que o seu negócio deveria estar pagando.

Como já vimos, o imposto e o tributo estão conectados com o desempenho financeiro da sua organização, pois você recolhe esses impostos e tributos referentes à sua atividade de serviço ou à venda de produtos.

É possível alterar o CNAE da empresa?

Sim, é possível você alterar a classificação de atividade da sua empresa.

Você pode consultar qual o seu CNAE atual pelo seu CNPJ, através do site da Receita Federal.

Já para alterar este código é recomendável a orientação e auxílio de um contador, já que mudanças incorretas podem prejudicar ainda mais a situação da sua empresa.

A importância de escolher uma empresa contábil de confiança: Hubs Contabilidade

Escolher ou até mesmo alterar o CNAE da sua empresa pode se tornar algo complexo se você não puder contar com um time especializado e experiente nos mais diversos tipos de atividades econômicas.

A Hubs Contabilidade oferece soluções eficientes através das melhores práticas financeiras e administrativas, tanto para MEI, microempresa, pequena e média empresa.

Oferecemos planos que cabem no seu bolso, para você não ter dor de cabeça com o seu negócio. Entre agora mesmo em contato e descubra a solução contábil ideal para a sua empresa!

Foto de perfil de autor: Alessandra Giovana

Publicado por:

Alessandra Giovana

em 08/02/2023

Artigos relacionados

Ilustração do Artigo: Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!
Contabilidade
Transforme desafios comerciais em oportunidades de crescimento com a Hubs Contabilidade!

Entenda como nossa expertise e orientação estratégica, transformam obstáculos em oportunidades de crescimento.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
15/04/2024
Ilustração do Artigo: Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?
Contabilidade
Por que a Hubs é a escolha certa para impulsionar o seu negócio?

Entenda sobre a parceria estratégica que pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
08/04/2024
Ilustração do Artigo: Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.
Empreendedorismo
Checklist de regularização empresarial: Garanta a conformidade da sua empresa.

Saiba como manter sua empresa regularizada, garantindo o seu funcionamento e evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

+ Ler
Publicado por:Lorenzza Fior
25/03/2024